top of page

Book Trailer

SINOPSE

No século XVIII, o jovem doutor David, tenta iniciar sua carreira numa pequena vila à beira-mar, mas é rejeitado pelos habitantes, que acreditam que ele carrega uma maldição.

Uma maldição que jamais irá abandoná-lo.

Seu pai, o Capitão Átila, herói da última guerra e líder de grandes vitórias navais, recebe o comando do Vingador dos Mares, o navio de guerra mais poderoso já construído. Após o sucesso nas primeiras expedições em afastar os piratas que infestavam as rotas comerciais, algo inexplicável acontece.

O Capitão Atila e sua tripulação marinheiros experientes enlouquecem, como se uma maldição os tivesse atingido. Eles passam a atacar os navios que encontram, assassinando todos com terrível crueldade.

Uma poderosa força naval é enviada, uma caçada tem início e quando o Vingador dos Mares é encontrado, acontece uma grande batalha. O navio comandado pelo capitão Átila desaparece em meio a uma grande tempestade, como se uma força maligna o tivesse levado.

Esta tragédia havia acontecido há vários anos, quando o doutor David era uma criança, e tinha feito sua família cair em desgraça.

Agora, numa madrugada fria e escura, oficiais da marinha batem à sua porta com violência, e informam para o sonolento doutor que ele precisa ir ao forte com urgência. Durante a viagem, o jovem médico descobre que irá atender a um náufrago à beira da loucura, que afirma que seu navio foi atacado por uma tripulação de mortos-vivos. A tripulação de um navio enorme, com o convés cheio de algas, canhões enferrujados e velas rasgadas e apodrecidas.

O doutor David se recusa a acreditar que seu pai tenha retornado dos mortos para realizar uma terrível vingança.

Prestes a se casar, ele aceita fazer parte da tripulação do Tempestade uma expedição composta de experientes marinheiros, como o Capitão Kurchov e do sábio professor Július, grande amigo de seu pai e um dos criadores do Vingador dos Mares.


O jovem doutor sabe que seu destino está na solução deste terrível mistério, e tem certeza que a solução deste mistério é a única oportunidade de resgatar a honra de seu pai, de sua família e retornar para sua amada noiva, a bela Caroline.

O Navio Fantasma - Degustação

DEGUSTAÇÃO

Clique no link abaixo e leia os primeiros capítulos gratuitamente.

MAKING OF

O Navio Fantasma - Making Of

O INÍCIO

Foi num final de tarde, contemplando o mar na praia de Jaguaruna - SC, que tive a ideia de escrever uma história sobre os seus mistérios. Eu já conhecia a lenda das aparições do Holandês Errante e de vários outros navios fantasmas. O fascínio das histórias de navios de piratas e histórias contadas por  velhos marujos sempre foram um tema fascinante para mim.

A ideia era criar uma aventura sobre navios de guerra movidos a vela, batalhas com canhões, mosquetes e espadas. Uma narrativa de mistérios, contada por velhos marinheiros com vozes roucas em tavernas enfumaças. 

Não seria apenas uma aventura sobre aparições de um navio fantasma, mas o ataque de uma tripulação de mortos-vivos, colocando em risco as rotas comerciais de um Reino, e o desafio  de um filho para resgatar a honra de seu pai. 

Eu tinha dois ingredientes, mas sempre gosto de trabalhar com três, e neste livro foi a nossa relação com o sobrenatural, o medo sobre fenômenos que não podemos explicar.

Com a tríade definida, eu me debrucei sobre essas premissas, e naquele verão, detalhei as aventuras do jovem doutor David para desvendar os mistérios do Vingador dos Mares e descobrir a verdade sobre seu pai, o capitão Átila.

Foi assim que surgiu O Navio Fantasma.

Capturar.PNG

O ENREDO

Para garantir as rotas comerciais conquistadas com a vitória numa longa guerra,  um poderoso navio, o Vingador dos Mares é construído. Uma arma letal, projetada para garantir a soberania dos mares, sua história termina de forma trágica. Toda a tripulação e seu experiente comandante enlouquecem de forma misteriosa, e passam a atacar todos os navios que encontram. Perseguido por uma armada, o poderoso navio é afundado durante uma grande batalha, sem que se saiba o verdadeiro motivo que transformou a tripulação numa horda de assassinos sanguinários.

Vários anos depois, um grande navio surge em meio a neblina, passando a atacar os navios mercantes e colocando novamente em risco o comércio do Reino.  Os poucos sobreviventes relatam que o responsável é o Vingador dos Mares, que retornou do fundo do mar com uma tripulação repleta de esqueletos.

Para evitar o rompimento das rotas comerciais, é enviada uma expedição formada por uma tripulação de marinheiros veteranos para descobrir a verdade. Junto com ela irá um jovem médico, o doutor David, que possui um interesse especial em descobrir a verdade.

Seu pai, o Capitão Átila, foi o comandante do Vingador dos Mares.

Antes um herói do reino, o trágico e misterioso fim do oficial condenou sua família a ruína. Mas o jovem está disposto a enfrentar todos os perigos para descobrir a verdade e resgatar a honra de seu pai.

 PROTAGONISTAS

Doutor David, um jovem médico prestes a casar, sofre as consequências da tragédia inexplicável com seu pai o capitão Átila. Inconformado com a desgraça que recaiu sobre sua família,  decide partir junto com a expedição para descobrir a verdade.

A jovem Caroline, futura esposa do doutor David. Apaixonada, ela não compreende sua partida porque acredita que seu amado não retornará da expedição. Gosto muito do nome Caroline, e já usei este nome em outro romance, A Casa do Capitão.

O professor Július, homem sábio, antigo oficial da marinha de guerra, ajudou a projetar o Vingador dos Mares e era amigo do capitão Átila. Um homem misterioso, poderoso e influente, que será imprescindível para os destinos da expedição.

O capitão Kurchov, veterano de muitas guerras, comandará a expedição. Um homem destemido, que tem a missão de descobrir a verdade e evitar que as rotas mercantes sejam interrompidas com o aparecimento do Navio Fantasma.

O capitão Átila, pai do doutor David, herói de guerra, enlouquece de forma misteriosa com sua tripulação no comando da arma mais poderosa já construída pelo homem. 

TÉCNICAS USADAS

Como disse Carlos Ruiz Zafón em seu livro “O Príncipe da Névoa”, “um livro que teria gostado de ler com 13, 14, mas que continuasse a me interessar também aos 23, 43 ou 83 anos”.
É uma leitura leve, como os filmes de capa e espada que assisti quando adolescente, mas o gosto pela riqueza de detalhes pode variar de leitor para leitor. Se este desejar um livro sobre detalhes de embarcações ou de batalhas, sugiro os livros de Patrick O´brian, da série “Mestre dos Mares”, que tratam a vida a bordo com uma maestria inigualável.

Uma das diferenças deste romance em relação aos outros é que ele é escrito na 1ª pessoa do singular. Toda a história é narrada pelo doutor David, para que  o leitor sinta todas as suas emoções, suas reflexões e suas decisões para descobrir os mistérios sobre seu pai.

Uma questão interessante foi que não apresentei os nomes do Reinos envolvidos e os nomes dos personagens tem várias origens, francesa, inglesa, espanhol e russa. Eu não queria definir o reino dos personagens.

CURIOSIDADES

A Capa - Foram feitas quatro capas até chegar a escolhida, um navio surgindo de um nevoeiro, que representa o  Vingador dos Mares.

O Título - Havia três títulos possíveis, "O Vingador dos Mares", "A Vingança do Capitão" e "O Navio Fantasma". Escolhi o último porque acredito que representa melhor as aventuras do doutor David.

​O Clímax - O ponto culminante da história é  a aparição do verdadeiro Vingador dos Mares para salvar o doutor David e seus amigos.

Reclamação de um leitor - Sempre recebo comentários dos leitores, muitos ajudam a aprimorar o meu trabalho, mas um e-mail foi muito interessante. Um leitor relatava que havia gostado da história, mas fazia uma ressalva. Eu não precisava ter usado os nomes dos navios Crepúsculo e Amanhecer, baseados nos famosos livros de Sthepenie Mayer. Eu respondi que a associação era interessante, mas havia escolhido os nomes durante as minhas pesquisas sobre embarcações, e que O Navio Fantasma havia sido lançado antes da saga dos famosos vampiros.

Trilha Sonora - Sempre que ouço o início de Perfect Strangers, do Deep Purple, imagino O Vingador dos Mares saindo do meio de um nevoeiro, os marinheiros com os corpos em decomposição e espadas enferrujadas caminhando pelo convés gritando para atacar uma embarcação que se aproxima.

Para escrever esta história, ouvi a excelente trilha sonora do filme Mestre dos Mares, composta por Iva Davies. O filme é baseado na série Master and Comander, escrita por Patrick O´brien. Li todos os livros traduzidos para o português e recomendo para quem aprecia histórias das batalhas navais.

O Navio Fantasma - Opinião

O FUTURO

Há uma Continuação para o doutor David e o professor Július, um novo mistério que colocará o Reino novamente em perigo, e somente a união dos dois personagens poderá enfrentar esse novo desafio. Não será uma expedição no mar, mas  em um castelo assombrado.

Um dia pretendo escrevê-la.

OPINIÃO DOS LEITORES

Daniel M - Cliente Amazon

Melhor livro que já li

Ótima estória, trama bem elaborada, personagens bem embasados, envolvente do começo ao fim. Parabéns ao autor. Já virei um grande fã de seus livros.

Eri Homerche - Cliente Amazon

Excelente

Uma das melhores historias que ja li sobre navios daquela época, misturada com pirataria.muito bom o enredo e o suspense. Vale a pena ler.

Adriana Mellado- Comentalivros.com - 500 maiores avaliadores da Amazon

 Excelente

Amei o livro. Um mistério com aventura, num navio do final do século XVIII, fantasmas e muito segredo. Ingredientes para o sucesso com um desfecho no final sensacional, bem escrito e jamais imaginaria o final como foi. Sou fã do escritor que sempre nos proporciona estórias bem escritas, verdades expostas e segredos quase desvendados.
Recomendo a leitura e parabéns ao escritor.

Luiz Henrique Couto Martins - Cliente Amazon

Estória ou história?

Não é a primeira vez que me vejo em um impasse diante de um livro: se a história que estava sendo contada era real ou fruto da imaginação do autor,mas não foi um problema o desenrolar da história(ou estória) é brilhante.
Diante da aparição de um navio fantasma chamado de Vingador dos Mares,quem vem matando consecutivamente todos os navios que encontra sem deixar vivo um único homem, o doutor David conta com a ajuda do mais alto escalão da Marinha para descobrir a verdade sobre esse navio.
Depois de boatos,suposições e hipóteses feitas por todos eles uma expedição é organizada em busca do navio.O local onde ele é visto ?O arquipélago de Luger, comumente afetado por uma névoa que custa a desaparecer parece ser o local perfeito para um intrigante história.
Acompanhado de um ex-capitão que se tornou Professor, um Capitão jovem e uma ótima tripulação abordo do Tempestade eles tem o dever de saber o que ocorre com esse navio.
Uma das partes mais interessantes da história é o fato narrado do desaparecimento do Vingador dos Mares, o que o faz formular das mais variadas hipóteses para saber o que pode ter ocorrido.
Com narrativa emocionante,principalmente no final dos capítulos onde temos uma "bomba" que explode.Visto dos olhos do Doutor David conhecemos que a história não é apenas um problema místico e sim político e emocional para nosso personagem.
Com uma reviravolta impressionante no final do livro que superou minhas expectativas e desmoronou todas minhas teses o autor brinca com sua emoção a cada página e testa sua resistência e amor aos personagens ao longo dos incidentes narrados no livro.
Ótima leitura,recomendo a todos que gostam de histórias fictícias(creio eu) sobre os verdadeiros piratas.Os leitores de Bernard Cornwell que gostariam de um livro sobre piratas,pena que as cenas não sejam tão bem narradas.
Ótima leitura!
PS:Cuidado com os sentimentos, aviso para não se a pegar muito aos personagens.

Guilherme C. - Cliente Amazon

Divertido

É um livro para entretenimento. Direto, simples e divertido. Não é uma história aprofundada, mas tem bons e sutis toques de detalhes. Lembra os livros juvenis de antigamente. Recomendo para quem quer uma leitura simples e sem muito compromisso.

bottom of page